Tags do dia:
Horóscopo
Mín: º Mín: º
Região Metropolitana
Araucária

Saiba onde descartar pilhas, lâmpadas e óleo de cozinha

Publicado
Araucária tem dez pontos para coleta desses materiais. (Carlos Poly/SMCS)

Está com materiais especiais para descartar e não sabe onde deixá-los para que recebam uma destinação final adequada? A Prefeitura de Araucária conta com dez Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade para a população descartar pilhas, lâmpadas fluorescentes, baterias e óleo de cozinha. Esses materiais são encaminhados para locais diferenciados do lixo comum e evitam a contaminação do meio ambiente.

Os PEVs estão instalados no Parque Cachoeira, Prefeitura, Terminal Central (dentro e fora do local), Terminal Vila Angélica, Centro Histórico, Praça São Vicente Machado, Praça Papa João Paulo II (antiga Praça da Bíblia), Unidade de Pronto Atendimento (UPA Planalto) e Clínica de Saúde da Mulher.

Desde a implantação desses pontos, que ocorreu em março de 2013, foram coletadas 3.461 lâmpadas, 902 litros de óleo de fritura e 690 kg de pilhas e baterias. O ponto que coleta que mais recebe lâmpadas fluorescentes atualmente é da Prefeitura Municipal, sendo que a Praça Papa João Paulo II tem tido maior arrecadação de óleo, pilhas e baterias.

“É importante a participação da população nessa questão ambiental para que esse material não contamine rios, solo e prejudique a nossa fauna e flora. Temos que ficar mais atentos aos cuidados que podemos ter com o nosso planeta”, explica o diretor do Departamento de Limpeza Pública da SMMA, Hélio Bzuneck

Orientações
Para que o material não traga prejuízos ao meio ambiente, o Departamento de Limpeza Pública faz algumas recomendações para a população sobre como descartar os itens. As lâmpadas, por exemplo, devem ser depositadas inteiras, porque a partir do momento que são quebradas quebradas, o mercúrio evapora rapidamente e o material tóxico é disseminado pelo ar. Já o óleo, deve ser armazenado em uma embalagem pet fechada, pois poderá ser reaproveitado para fazer sabão.

Fonte: Prefeitura de Araucária

  • Imprimir
Comente
Comentários

Seja o primeiro a comentar.